domingo, 2 de setembro de 2012

Você sabe qual o maior vilão da sua produtividade?

Há algum tempo venho lendo diversas reportagens sobre o que torna as pessoas improdutivas em revistas de administração como Exame, Você S.A., entre outras. Diante das diferentes perspectivas apresentadas sobre a queda da produtividade no trabalho decidi trabalhar contra esses vilões pelos motivos que apresento abaixo. Na maioria das matérias que li percebi que o principal sabotador da produtividade são as famosas conversas paralelas, segundo uma pesquisa recente da consultoria Track Via, realizada com 300 profissionais, o bate papo com os colegas de trabalho representa 14% do tempo perdido no trabalho. Somados a outros fatores como problemas técnicos nos computadores, navegar pela internet e pelas redes sociais, que representam 11% , 9% e 5% respectivamente segundo a consultoria, resultando em 39%, ou seja, 3 horas do tempo destinado ao trabalho é ocupado com atividades improdutivas. Considerando que no Brasil o trabalhador tem 8 horas de trabalho diário para realizar suas tarefas, desperdiçar 3 horas do seu tempo pode representar aumento de custo para a empresa, dado que dois funcionários improdutivos estariam fazendo o trabalho de um funcionário produtivo. A pesquisa também apresentou que 15% dos entrevistados consideram que seguir as regras e procedimentos internos da empresa aumenta o seu rendimento. Assim, se a sua empresa ainda não tem essa prática está na hora de pensarem em implementá-la. Se você se identificou com qualquer uma dos motivos redutores de produtividade apresentados e não quer ser visto como custo para sua empresa e sim como resultado, selecionei das revistas supracitadas algumas dicas que podem ajudar você: 1) Comece neutralizando os fatores que interrompem o fluxo do trabalho, como exemplo coloque seu celular no silencioso e não para vibrar; 2) Planeje a sua rotina: crie uma lista de tarefas a serem cumpridas. Coloque as mais importantes no topo da lista e comece por elas. Coloque as tarefas pessoais no celular e programe-as para um horário em que você não está trabalhando. Foco é essencial; 3) Torne as reuniões mais eficientes, ponha mais objetividade nelas; 4) Registre tudo na mesma hora antes que você esqueça;

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